Forpus Coelestis

Estes pequenos papagaios estão divididos em sete espécies, que são: PASSERINUS, CONSPICILLATUS, XANTHOPS, CYANOPYGIUS, XANTHOPTRRGYIUS, SCLSTERY, e o mais conhecido de todos COELESTIS.

Origem: Noroeste do Peru, Oeste do Equador

Tamanho: 12 – 13 cm

Peso: 50 Grs

Tempo médio de vida: 15 – 20 anos

Anilha. 4,0 mm

Criação em cativeiro. Excelente

Dimorfismo sexual: Macho, possui uma faixa azul que vai desde os olhos até a parte de trás da cabeça, penas principais de voo e na rabadilha. Fêmea possui uma cor mais uniforme e menos brilhante e sem marcas de azul.

Criação: Como são aves bastantes agressivas, aconselho a criarem em casais e não em colónias as gaiolas que utilizo por casal tem as seguintes medidas 65x50x50, com 2 poleiros. NINHOS: são iguais aos de diamantes gould com 2 compartimentos, mas de tamanho superior. Como não fazem ninho utilizo aparas de madeira macias daquelas que se usam nos Hamsters. Deve-se evitar de fazer mais de 3 posturas por ano.

Reprodução: Por norma as posturas são de 6 a 8 ovos e leva 21 dias de incubação. Na incubação o macho é um mouro de trabalho para auxiliar a fêmea durante a incubação. Com cerca de 3 semanas, começam a ser possível detectar os jovens machos das fêmeas, com 5 a 6 semanas saem do ninho, nesta altura tem que se ter em atenção pois a alguns machos que atacam as crias. Assim para evitar mortes das jovens aves retira-se o macho, pois a fêmea dá conta de criar a prol sozinha.

Alimentação: Eu utilizo a mistura de Agapornis, as quais junto mais 20% de alpista (exemplo 5 kg. de Agapornis junto 1 kg. de alpista). Compre as misturas em lojas das especialidades em detrimento dos grandes Hipers. Verduras 3 vezes por semana alternado com fruta. Agriões, Espinafres, Brócolos, Couve-galega, Maça, Pêra. Deve-se evitar alface pois pode arranjar problemas intestinais. NOTA: deve-se evitar o girassol, pois é uma semente muito gordurosa, mas se os Forpus tiverem espaço ao estiverem ao ar livre, no inverno pode-se fornecer um pouco pois ajuda a suportar o frio. Também deve-se evitar dar frutas com as sementes pois algumas são altamente tóxicas. Não esquecer de dar uma boa papa de Ovo para Psitacídeos de médio porte. Ter sempre a discrição Grit e osso de choco.

Quando criadas a mão são aves extremamente dóceis, meigas e brincalhonas, podendo mesmo chegarem a dizer uma ou outra palavra.

A popularidade deste "pequeno papagaio" tem vindo a aumentar muito nos últimos tempos, talvez devido ao aparecimento de uma grande variedade de mutações ao nível da cor da sua plumagem (Azul, Amarelo, Branco, Fallow, Pastel, Isabel, Lutino, Malhado).